Marx
Marx é, segundo alguns autores, o pensador social e politico, mais importante do sec. XIX. Ao longo de toda a sua vida, Marx escreveu e analisou inúmeras obras.
No período da juventude, as obras mais importantes de Marx foram: * A Sagrada Família * Miséria da Filosofia
No período adulto (maturidade), as suas obras mais importantes foram: * Contribuição para a crítica da economia politica * O Capital
O principal interessa de Marx é explicar a evolução histórica da humanidade, que conduziu á emergência da sociedade capitalista. O alemão, Marx, procura mostrar as contradições da sociedade capitalista, que segundo ele, iriam conduzir a emergência de uma última sociedade: Sociedade comunista.
Karl Marx via a sociedade industrial como um estádio intermédio da “civilização” humana, ao contrário de Comte, que acreditava que a sociedade industrial representava o ultimo estádio evolutivo. Para Marx, este era um estádio intermédio, em direcção a uma sociedade igualitária. Esta era uma ideia fixa muitos ano antes, por Morgan, que na altura chamou de comunismo primitivo.
Uma das muitas diferenças entre Marx e Comte, era que Comte achava que as contradições da sociedade superavam através da ajuda da sociologia enquanto que Marx achava necessário uma revolta da classe operária (Revolução do Proletariado).
Para Comte, o conflito social, é algo secundário e ultrapassável. Mas para Marx é inultrapassável, pois este acha que o conflito social é o motor da evolução social, que irá conduzir ao fim do sistema capitalista. No manifesto comunista, Marx afirma que a história de todas as sociedades é a história da luta de classes, para Marx, o motor do desenvolvimento, o motor da história, sempre foi a Luta de Classes.
Karl Marx aponta a burguesia como a 1ª responsável pela existência de contradições na sociedade capitalista. O capitalismo produzia cada vez mais riqueza, mas a sua distribuição era cada vez mais desequilibrada, o que fez com