marx
Para Marx, era as relações de exploração, antagonismo e alienação. Antagonismo entre proletariado e burguesia.
Os trabalhadores encontravam-se completamente expropriados dos instrumentos de trabalho, confiscado pelos capitalistas. Estavam submetidos pag 65 sociologia http://literatortura.com/2012/12/capitalismo-e-trabalho-max-weber1 – Para Marx a realidade concreta da sociedade capitalista era a luta de classes e não a harmonia social.
Antagonismo entre proletariado e burguesia. Os trabalhadores encontravam-se completamente expropriados dos instrumentos de trabalho confiscados pelos capitalistas. Estavam submetidos a uma dominação econômica, uma vez que se encontravam excluídos da posse dos meios de trabalho. A dominação estendia-se ao campo político na medida em que a burguesia utilizava o Estado e seus aparelhos repressivos, como a polícia o exército para impor os seus interesses ao conjunto da sociedade.
Para ambos, o capitalismo desenvolvia-se a partir do acúmulo de capital. critica de Marx ao capitalismo:
Marx assinalava que na sociedade capitalista o interesse econômico individual fora tomado como um verdadeiro objeto social, sendo voz corrente nessa sociedade que a melhor maneira de garantir a felicidade de todos, seria os indivíduos se entregarem à realização de seus negócios particulares. Segundo ele, admitir que a produção da sociedade fosse realizada por indivíduos isolados uns dos outros, não passava de uma grande ficção.
Marx via na crescente divisão do trabalho na sociedade