Marx e o fime "Tempos Modernos"
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA
Introdução à Sociologia II – Professor Caio Cerqueira – 2012.2 – 2ª Avaliação
1) Em “Tempos Modernos”, filme de Charles Chaplin de 1936, são exibidos os efeitos que o desenvolvimento capitalista e seu processo de industrialização trouxeram à classe trabalhadora. A partir da concepção de “trabalho” na obra de Karl Marx, relacione o a explicação do conceito dada pelo autor com o homem (operário) ilustrado no filme.
No filme “Tempos Modernos”, de Charles Chaplin, podem-se observar vários aspectos da obra de Karl Marx, uma vez que o filme aborda temas como a desvalorização da força de trabalho, a exploração do proletariado, as desigualdades das classes sociais provenientes do capitalismo, a alienação dos operários, a luta de classes, dentre outros.
O trabalho, na perspectiva marxista, deveria ser uma fonte de realização para os seres humanos, mas torna-se uma atividade:
(...) que ele vende a um terceiro para se assegurar dos meios de vida necessários. A sua actividade vital é para ele, portanto, apenas um meio para poder existir. Trabalha para viver. Ele, nem sequer considera o trabalho como parte da sua vida, é antes um sacrifício da sua vida.1 Dessa forma, o operário apenas vende a sua força de trabalho, não é detentor das fontes produtivas e está sujeito as vontades dos proprietários de indústrias. Essa ideia fica clara no filme, à medida que Carlitos – o personagem representado por Chaplin – apenas trabalha porque necessita do dinheiro para sobreviver, ter uma casa, ou seja, seguir os padrões consumistas pregados pelo sistema capitalista. Mesmo assim ele não consegue se adaptar a essa modo de produção e acaba passando por diversas adversidades, indo para a prisão, por exemplo. Essa passagem se relaciona com o conceito de alienação formulado por Marx. Segundo o autor, o fato de o trabalhador demonstrar um estranhamento com aquilo que produz