marx capitulo do processo trabalho e valor
Cap. V - Processo de trabalho e processo de valorização
1. O processo de trabalho
"A utilização da força de trabalho é o próprio trabalho. O comprador da força de trabalho a consome ao fazer trabalhar o vendedor dela. O último torna-se, desse modo actu, força de trabalho realmente ativa, o que antes era apenas potentia".
"Para representar seu trabalho em mercadorias, ele tem de representá-lo em valores de uso...". Por isso, "... o processo de trabalho deve ser considerado de início independentemente de qualquer forma social determinada."
Diz Marx: "Antes de tudo, o trabalho é um processo entre o homem e a Natureza um processo ...." Então, ele trata longamente do trabalho como atividade do homem em geral, para concluir com o resumo:
"O processo de trabalho ... é atividade orientada a um fim para produzir valores de uso, apropriação do natural para satisfazer a necessidades humanas, condição universal do metabolismo entre o homem e a Natureza, condição eterna da vida humana e, portanto, independente de qualquer forma dessa vida, sendo igualmente comum a todas as suas formas sociais".
"Voltemos ao nosso capitalista em aspiração. ... Nosso capitalista põe-se então a consumir a mercadoria que ele comprou, a força de trabalho, isto é, ele faz o portador da força de trabalho, o trabalhador, consumir os meios de produção mediante o seu trabalho. A natureza geral do processo de trabalho não se altera, naturalmente, por executá-lo o trabalhador para o capitalista, em vez de para si mesmo."
"Mas também o modo específico ... [de produzir] pode alternar-se pela intromissão do capitalista. Ele tem de tomar a força de trabalho, de início, com a encontra no mercado e, portanto, também seu trabalho de maneira que se originou em um período em que ainda não havia capitalistas. A transformação do próprio modo de produção mediante a subordinação do trabalho ao capital só pode ocorrer mais tarde e deve por isso ser considerada mais