Martins Pena
Neste trabalho será abrangida a obra ‘O Noviço’ de Martins Pena, o pioneiro do teatro no Brasil, responsável por inúmeras outras obras de enorme peso cultural para a história do país até os dias de hoje. Compreender a obra de Martins Pena é fundamental para compreender o teatro e os textos teatrais nacionais. Os objetivos desse trabalho é analisar a obra de Martins Pena por meio da peça ‘O Noviço’ e determinar sua influência na cultura nacional.
BIOGRAFIA
Luís Carlos Martins Pena nasceu no dia 5 de novembro de 1815 no Rio de Janeiro. Seu pai era desembargador e morreu quando Luís tinha apenas 1 ano. Com dez anos sua mãe morre em trabalho de parto e ele fica sob a guarda de seu padrasto. Sob orientação de seus tutores iniciou uma carreira comercial e aos vinte anos concluiu o curso de comércio. Cursou também literatura, teatro, desenho, música, arquitetura, história, e outras línguas. Iniciou carreira diplomática, o que o levou para Londres, na volta para o Brasil pegou tuberculose em Lisboa e faleceu em 7 de dezembro de 1848 aos 33 anos.
Martins consolidou o teatro no Brasil, escrevia principalmente comédias de costumes. A primeira representação de uma peça sua foi no Teatro de São Pedro em outubro de 1838 da peça “O juiz de paz na roça”. Escreveu além de comédias outros gêneros como farsas e dramas e contribuiu no Jornal do Commercio como crítico teatral. Enquanto se destacava como escritor de teatro, exercia diversos cargos no Ministério dos Negócios Estrangeiros, inclusive como agregado à Legação do Brasil em Londres.
Sua obra é do período anterior ao Romantismo, mas é considerada como teatro Romântico. Satirizava em sua obra os costumes na época do rei com personagens populares. O âmbito social e o enredo de Martins Pena refletia os da época casamentos, festas na roça, festas da cidade, decisão de herança, pagamento de dotes.
Martins Pena, com certeza, ofereceu uma identidade ao teatro brasileiro,