Martin Guerre
Série de movimentos realizados por pessoas que lutam contra os preconceitos e a escravidão.
Eles tem o objetivo de resgatar a memória de um povo que batalhou por sua liberdade.
ORIGEM (Robson e Méu)
A mobilização do povo negro se deu um ano após a abolição da escravatura, em 1888. Pode ser considerada como primeiras expressões do movimento negro no Brasil a resistência dos negros a escravidão nos navios que traziam eles da África. Um momento histórico importante para os negros foi à resistência contra escravidão e as lutas para que suas tradições fossem mantidas bem como a inserção de seus grupos dentro da sociedade.
O primeiro indício de movimento negro ocorreu no século XVI, com o surgimento dos Quilombos. Surgiram como uma forma de luta persistente para fazer surgir uma nova sociedade na qual, de fato, a prática da justiça e o direito a participação fossem, para os membros uma realidade a ser construída.
Nos quilombos se criavam relações comerciais com os viajantes e comerciantes da colônia. Essas relações propiciavam o contato com os ainda escravos gerando a conscientização daqueles que ainda estavam sob o jugo da escravidão.
Destacam-se na luta pela liberdade o QUILOMBO DOS PALMARES considerado o maior e o que sobreviveu por mais tempo aos ataques da repressão colonial. O quilombo do Pará. O quilombo da cabula, nos arredores de salvador, proporcionando com facilidade a fuga de escravos dos engenhos para se juntarem a população quilombola.
Principais Revoltas Negras: (Ketlin e Fernanda)
Inconfidência Baiana (Revolta dos Alfaiates) Realizada em 1798, na Bahia, foi uma das revoltas que tinha como um dos objetivos libertar os escravos. Além disso, eles almejavam a independência do Brasil e um regime igualitário. Os principais participantes eram indivíduos excluídos da sociedade. Houve uma traição de um dos integrantes que relatou ao governo o dia e a hora da revolta. Os participantes foram presos e alguns