Martelo de percussão
MARTELO DE PERCUSSÃO
ALUNOS: CLÉVERSON MOREIRA JOHANNES WEIST PEREIRA NICOLI NARITA HATTORI JOÃO FELIPE BOULOS TATIANA KUROBA RIBEIRO THALES FIGUEIREDO DE OLIVEIRA
CURITIBA
MAIO/2012
CLÉVERSON MOREIRA
JOHANNES WEIST PEREIRA
NICOLI NARITA HATTORI
JOÃO FELIPE BOULOS
TATIANA KUROBA RIBEIRO
THALES FIGUEIREDO DE OLIVEIRA
MARTELO DE PERCUSSÃO
Trabalho apresentado ao Professor Carlos Gustavo Nastari Marcondes da disciplina de Materiais de Construção III, turno da noite do curso de Engenharia Civil.
PUC-PR
CURITIBA - MAIO/2012
Sumário
INTRODUÇÃO
Para averiguação da resistência e deterioração do concreto ou da armadura são realizados os ensaios chamados destrutivos ou não destrutivos.
Os métodos não-destrutivos possibilitam a determinação da qualidade de uma estrutura ou elemento de concreto que esteja em execução, em serviço ou fora de serviço, ou que tenha sofrido qualquer tipo de alteração. O método tem a vantagem de manter a integridade da peça de concreto.
O trabalho a ser apresentado a seguir trata de um dos métodos não-destrutivos, o martelo de percussão. Existem diversos tipos de martelo de percussão, entre eles o conhecido como PIT (Pile Integrity Tester), que faz a verificação de integridade de estacas.
Quando começou a ser utilizado, o ensaio PIT consistia em um sistema rudimentar de acelerômetros conectados a complicados sistemas amplificadores, cujos sinais eram visualizados em osciloscópios tipo “storage”. O sinal obtido tinha de ser fotografado para posterior análise. Com o tempo