Martelete Pneumático
Campus Ouro Preto
Técnico em Segurança do Trabalho
ALEXANDRE FREITAS BEMFICA
Trabalho sobre ferramentas manuais: martelete pneumático
Trabalho entregue à disciplina Princípios de Tecnologia Industrial I, ministrada pelo professor Adriano Martins.
Ouro Preto
10/06/2014
Introdução
A história da evolução humana pode ser entendida também como história da evolução da tecnologia e da ciência. Ao passo em que a mente e a consciência humanas estavam em processo de expansão, as técnicas de produção e utilização de ferramentas se encontravam intimamente relacionadas a esse caminho evolutivo.
O Homo habilis é considerado o primeiro hominídeo justamente por ter sido encontrado junto a seus vestígios, que remontam a um período entre 2,5 e 1,5 milhões de anos atrás, as mais primitivas ferramentas. Desde então a humanidade atravessou eras, nomeadas pela ciência de acordo com a “tecnologia” que as caracterizavam. Temos, por exemplo, a Idade da Pedra Lascada ou a Idade do bronze, que recebem essas denominações devido aos materiais e a forma como foram utilizados durante esses períodos.
Percebemos, no decorrer desse processo evolutivo que algumas das maiores conquistas humanas foram proporcionadas através do domínio de técnicas e a utilização de ferramentas. É inegável os avanços proporcionados, por exemplo, pelo fogo, pelas ferramentas de pedra, pelo machado, pelo arado, enfim uma série de elementos que representaram fatores decisivos na história do homem e sua ciência.
Em tempo, o martelete pneumático representa um avanço considerável sobre algumas ferramentas manuais empregadas para realizar atividades semelhantes, como a marreta e a picareta.
Assim, esse trabalho pretende discorrer brevemente sobre o martelete pneumático. Pretende falar sobre a ferramenta e seu funcionamento, algumas das atividades onde ela é empregada em como as recomendações no