Markting
André Pezotti
Fernanda Campos Martins
Gustavo Toledo
Júlia Key Mihara
Karina Lia Zeger
Este artigo tem como objetivo verificar como o marketing experimental está influenciando a geração Y em relação ao consumo. Este estudo utilizou a metodologia de pesquisa exploratória, aplicado a pessoas da Geração Y, analisando seus hábitos relacionados à internet, consumo e influencia na decisão de compra. Os resultados dessa pesquisa sugerem uma relação positiva entre o marketing experimental e a Geração Y, e como a tecnologia está envolvida no processo de compra dessa geração.
Palavras-chave: Geração Y, Marketing experimental, Millennials.
Pontifíca Universidade Católica de São Paulo
Curso:administração de empresas
Introdução
Geração é um grupo de pessoas que nasceram numa mesma época, e que possuem características, valores e princípios similares. Segundo Oliveira (2009), ela é composta por nascidos entre 1980 e 1999, representando 26% da população brasileira, de acordo com a PNAD(Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada no fim de 2009.
Ao mesmo tempo, o Brasil é o país com maior tempo médio mensal de utilização residencial da internet, na lista das nações (NetRating, 2010) utilizado, principalmente, pela geração Y. Esta geração está vivendo em um mundo completamente tecnológico conversando ao vivo, por e-mail, celular, MSN, Twitter, Facebook ou qualquer outra ferramenta de comunicação que venha a surgir no mundo.
No final desse ano 2010, a previsão é que mais de 170 milhões de celulares estejam habilitados, segundo dados da consultoria Tendências. Essas novas tecnologias estão sendo muito utilizadas pelo Marketing, como forma de fazer propaganda, para atingir essa geração. Por