Marketing
Até a pouco, gastávamos horas preciosas da semana no supermercado do bairro ou andando por livrarias à procura de um livro especializado ou, ainda, esperando na fila do Banco para pagar algumas contas. Hoje podemos fazer as compras pela Internet e recebê-las em casa, em curto espaço de tempo e a um custo reduzido. Cenas como estas estão se repetindo em todo mundo, e a cada minuto. Hoje, observamos uma nova e abrangente revolução que está transformando nossas vidas, assim como conceitos e velhos hábitos. É a revolução provocada pela economia digital, um movimento mundial que assusta e apaixona, gera descrédito e arrebata, atrai volumosos investimentos e introduz dados novos num cenário econômico, político e social cada vez mais globalizado, algo infinitamente mais complexo e impactante do que possa parecer a quem simplesmente compra livros ou alimentos pela Internet.
Uma revolução silenciosa que está mudando a forma pela qual faremos negócios no século XXI. Em outras palavras, essa revolução, embora positiva, assusta pela rapidez com que as transformações vêm se sucedendo no dia a dia, considerando-se os micro-computadores que vão deixando de ser tema de especialistas para participar da vida diária das pessoas comuns, alterando-lhes o seu modo de vida e a forma de fazer negócio.
Para a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), por sua vez, o E-COMMERCE deve faturar espantosos US$ 3,2 bilhões em 2003.
Acreditamos que, quem ficar para trás nesta transformação global verá seu negócio ou emprego desaparecer, naufragando nas ondas da economia digital. Muitos são os empresários e executivos, inteligentes, competentes e bem preparados em suas áreas, que não conhecem os conceitos básicos da economia digital e não conseguem enxergar como beneficiar a si próprio ou a sua empresa em termos bastante curtos.
Num mundo de intenso progresso nos domínios da informática e das telecomunicações, que revolucionou os conceitos de espaço e de