Marketing
Marketing é um sistema complexo, por excelência, que compreende toda uma organização e seus participantes, ricos em conceitos e ferramentas e com uma visão estratégica dos relacionamentos que englobam uma organização e seu mercado. (oliveira, 2007, p. 21)
Marketing é a atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca (Oliveira 2007, p. 22 apud kotler 1985:31)
O processo de planejamento e execução desde a concepção, apreçamento, promoção e distribuição de ideias, mercadorias e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos individuais e organizacionais (Oliveira 2007, p. 22 apud Cobra 1992:33)
Marketing pode ser conceituado com um conjunto de atividades organizadas de forma sistemática em uma empresa com ou sem fins lucrativos por todos que a constituem, isto é, todos na organização, não sendo restrito aos envolvidos nesta área departamental, com o objetivo de satisfazer com um produto ou serviço as necessidades e desejos de seus consumidores, através de um processo de troca que envolve produto, consumidor e agentes intermediários facilitadores deste processo. (Oliveira 2007 p. 22)
Tal visão do mercado e da necessidade de seus consumidores é um fato recente na história dessa área e começou a ser difundida no ambiente organizacional apenas no final da década de 1950. (Oliveira 2007, p. 28)
Evolução do marketing
O marketing evoluiu de suas antigas origens de distribuição e vendas para uma filosofia abrangente de como relacionar dinamicamente qualquer organização ao seu mercado (oliveira 2007 p. 29 apud kotler 1996:29)
No início o marketing tinha como preocupação fundamental apenas produzir e distribuir bens e mercadorias aos seus consumidores, passando por uma visão de “vender a todo custo”, quando a preocupação fundamental era a área de vendas e promoção, chegando ao final a uma visão de estudar o mercado para a conseqüente satisfação de seus consumidores, em que a preocupação está em