Marketing
Neste setor, o marketing cultural utiliza a cultura como veículo de comunicação para promoção da empresa patrocinadora. O marketing cultural está relacionado também com as políticas de incentivos fiscais, como por exemplo, a Lei Rouanet.
Seja através de incentivos fiscais ou da própria iniciativa das empresas patrocinadoras, o marketing cultural é um fator de apoio e acesso às artes, à criatividade popular, ao conteúdo histórico e etimológico de uma sociedade, e sobretudo, da memória pública expressada em diversos suportes de expressão documental e artística.
Na prática, o marketing cultural se manifesta publicamente através de grandes festivais, filmes, espetáculos de nível nacional e internacional, mas ao mesmo tempo já se destaca ao lado de projetos sociais locais que beneficiam pessoas reconhecidas através da arte. Para a empresa, o marketing cultural deve levar a sua marca para um maior número de pessoas, para que o reconhecimento e a identificação da empresa com determinada obra torne-se instantâneo na mente das pessoas.
O marketing cultural vem ganhando força no meio empresarial por que apresenta soluções relativamente baratas a três novas exigências do mercado: * Necessidade de diferenciação das marcas; * Diversificação do mix de comunicação das empresas; * Necessidade das empresas se posicionarem como socialmente responsáveis;
A partir do momento em que uma