Marketing
4. Marketing Internacional.
Os profissionais de marketing devem estar atentos a todas as mudanças do mercado tudo deve ser estudado antes de engraçar em uma nova empreitada as barreiras comerciais é um exemplo desta importância.
A globalização econômica traz a possibilidade de acesso a novos mercados, antes inexplorados, favorecidos especialmente pela progressiva queda das barreiras tarifárias e não - tarifárias ou técnicas. Dessa maneira, para que as empresas possam desfrutar das novas oportunidades e, ao mesmo tempo, reduzir ou eliminar as eventuais ameaças inerentes a este novo ambiente competitivo, emerge o desafio da internacionalização. A abertura comercial dos anos 90 causou sérios problemas à indústria têxtil. Isso porque a abertura se deu muito rápido e os produtores internos não tiveram tempo para se modernizarem e então competirem com os produtos que passaram a entrar no país. Conclui-se que a abertura precisa ser gradual, através da desoneração lenta das operações de importação.
4.1. Barreiras culturais
As barreiras culturais estão ligadas diretamente ao sucesso de um negocio em outro pais, todos os costumes de um povo devem ser muito bem pesquisados antes que um produto ou serviço seja lançado neste pais, pois uma simples falha ou um pequeno equivoco podem custas muito à empresa que esta adentrando a este mercado.
Um profissional de marketing pode e deve se certificar que todas as informações que foram constatadas em sua pesquisa sejam verídicas e para isso pode contas com a parceria de consultores daquele pais em questão ou ate mesmo empresa que prestam este tipo de serviço.
Deve-se observar que as organizações decidem atuar no mercado global quando sabem que o crescimento externo será maior do que o interno. Poucas empresas querem investir num país que não respeita contratos, onde há constantes golpes de Estado ou onde as decisões de um dirigente estão acima das leis que regem aquele pais todos estes aspectos dever se