Marketing
Refere-se ao fluxo de entrada e saída de capital durante um período definido pela empresa.
Existem dois tipos de fluxo de caixa: de saída que representa a saída de capital, subjacentes as despesas de investimento.
De entrada que é o resultado do investimento. Valor que contrabalança com as saídas e traduz-se num argumento de vendas ou representa uma redução de custos de produção.
O fluxo de caixa permite a análise de geração dos meios financeiros de geração dos meios financeiros e da utilização, num determinado período de tempo.
Ex: se uma loja vende chocolates a exemplo da cacau show, ela tem um fluxo de caixa diferente em determinados períodos de tempo como ocorre na páscoa que é a época que ela mais vende.
Um exemplo: se uma pessoa recebe $ 5.000,00 mensais (ou $ 60.000,00 anuais), e gasta algo equivalente a isso com as despesas correntes, seu fluxo de caixa é de igual valor. Com esse fluxo de caixa ele poderá se planejar para o futuro de curto prazo, ele também estaria impedido de tomar empréstimos vultosos, comprar bens de alto valor ou empreender projetos acima de $ 100.000,00, por exemplo. O fluxo de caixa é uma ótima ferramenta para auxiliar o administrador de determinada empresa nas tomadas de decisões. É através deste "mapa" que os custos fixos e variáveis ficam evidentes, permitindo-se desta forma um controle efetivo sobre determinadas questões empresariais.
A demonstração de fluxo de caixa pode ser elaborada por dois métodos diferentes:
O método direto e o método indireto:
Método Direto:
Divulgam-se os principais componentes dos recebimentos e pagamentos de caixa em termos brutos, pelo ajustamento das vendas, custo das vendas e operações.
Método Indireto:
Consiste em ajustar o resultado líquido do exercício dos efeitos das transações que não sejam a dinheiro, acréscimos e diferimentos relacionados com recebimentos ou pagamentos futuros e contas de proveitos ou de custos relacionados com fluxos de caixa respeitantes às