Marketing
Microambiente
A Empresa
Missão
"A Apple está comprometida em trazer a melhor experiência em computação pessoal para estudantes, educadores, profissionais, criativos e consumidores em todo mundo com inovações em hardware, software e ofertas de Internet"
Objetivos
Para Jonathan Ive, Vice-Presidente Sénior de Design Industrial da Apple, o objetivo principal da empresa não é o de ganhar dinheiro, mas sim criar produtos novos e diferentes que o consumidor não tenha noção do quão útil estes podem ser para a sua vida. Sendo a partir deste reconhecimento da população que chega o dinheiro através das vendas.
Estratégias
A estratégia da Apple passa por ser diferente das demais, não tendo intenção de ser a maior do mercado eletrónico, nem a mais rentável. A sua estratégia passa pela diferenciação, com uma aposta na engenharia e design, fazer menos e melhor, usar a fidelização e experiência dos seus consumidores como estratégia de marketing.
Política da Empresa
A Apple tomou em 2010 a decisão de melhorar a sua política ambiental, fundamentando a produção dos seus produtos na utilização de matérias-primas não tóxicas, revelando anualmente as suas emissões de carbono, estando esta muito bem cotada pelas agências de proteção ambiental, como por exemplo a Greenpeace.
Os Fornecedores
A Apple conta com um número vasto de fornecedores para produzir os seus equipamentos, numa relação de confiança na oferta dos recursos necessários para os produtos Apple.
Estes são:
Intel Fabrica os chips de memória flash;
Samsung Fornece o processador de vídeo;
Sanyo e Epson fornecem a tela
Foxconn fabricante dos componentes eletrónicos.
Os Intermediários
No processo de comercialização dos seus produtos, para além, de vender diretamente ao consumidor final, a empresa conta com a colaboração de intermediários que fazem chegar os produtos de forma mais eficaz ao consumidor. Entre eles podemos constar colaboração com a
Best Buy, Ebay,