Marketing
CURSO DE GRADUACAO EM ADMINISTRACAO
CARLA FARIA DA LUZ, E STELLA GUERRO DE LIMA
DISCIPLINA: ADMINISTRACAO DE MARKETING
PROFESSOR: ROGERIO SILVA
CASO NATURA e a INTERNET
FLORIANOPOLIS, SC.
2011
Esse trabalho vem discutir o potencial do e-commerce nos modelos atuais de gestão. A empresa Natura no ano de 2003 discutiu a possibilidade de utilizar a internet como um atalho de vendas para ajudar no processo de crescimento, expansão no mercado nacional e internacional e competitividade no mercado. Mas acabou optando naquela época em manter seu sistema de vendas diretas através de suas consultoras, que até o hoje representa sua maior vantagem competitiva no Brasil, Em 2010 o número de consultoras Natura cresceu 18% em relação a 2009, atingindo 1, 221 milhão. Somente no quarto trimestre de 2010, o lucro líquido da empresa foi de R$ 219,3 milhões, uma expansão de 17,6% sobre os mesmos meses no ano anterior. Seu mercado de atuação (mercado alvo) cresceu 13,9% no acumulado de 10 meses de 2010. A Natura atingiu market share [participação de mercado] de 23,6% no mesmo período, ampliando sua liderança em 110 pontos bases", afirma a companhia no informe do balanço.
Em 2011 o Concelho Administrativo da Natura admite uma revisão em seu modelo de negócios, mantém a venda direta mas passa a comercializar seus produtos via internet junto com a empresa submarino.
FICHAMENTO
Referência da Obra:
CARNEIRO, Teresa Cristina Janes. A Natura e a Internet. FEVES/ES, Vitoria, v.7, n.4, Out/Dez. 2003.
Em meados de 2002, Antonio Seabra um dos presidentes da Natura, vinha tentando resolver a aparente dissonância entre o modelo de negócio da empresa e o crescimento extraordinário da Internet como atalho de vendas. Para SEABRA duas questões preocupavam corporações como a sua empresa: fazia sentido manter um canal formado por