Marketing
MULTIDISCIPLINAR PIM III.
CURSOS SUPERIORES DA TECNOLOGIA EM MARKETING
SÃO PAULO – SP
1. RESUMO:
Contabilidade é a ciência e uma técnica que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos,variações,registrar, informar, apontar e interpretar dados tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira, com ou sem fins lucrativos.
Com Leonardo Fibonacci e depois o monge Luca Pacioli, principal divulgador do método das partidas dobradas, encerrou-se a fase empírica e menos organizada da contabilidade a partir do século XV.
Muitos desses trabalhos foram classificados até o final da década de 60 como de economia aziendal, um ramo da economia proposto pelos italianos e outros estudiosos europeus, passando a prática contábil e, particularmente, a escrituração, a ser mais conhecida como contabilidade aplicada. Assim, no Brasil, prevalece a abordagem acadêmica da essência econômica, deixando de ser destacada em primeiro nível as relações profundas com outras ciências observadas na contabilidade aplicada.
Patrimônio: é o conjunto de bens, direitos e obrigações com entidades no financeiro e administrativo.
Na contabilidade o patrimônio está dividido em três formas, são eles 1° Ativo: São todos os bens e os direitos de uma entidade, 2° Passível Exigível: Representa todas as obrigações financeiras de uma entidade para terceiros e 3° Patrimônio Líquido: É o registro dos valores aplicados pelo dono do patrimônio na entidade patrimônio líquido = Ativo – passível exigível.
São também retirados para a apuração do Ebitda os juros dos empréstimos que muitas vezes as empresas contratam para alavancar as suas operações, sendo assim, é importante ter em conta que o Ebitda pode dar uma falsa perspectiva sobre a efectiva liquidez da empresa.
Para os fins deste Formulário de