Marketing
“Marketing é o processo de planejamento e execução do conceito, preço, comunicação e distribuição de bens tangíveis, serviços, idéias, pessoas e lugares para realizar objetivos individuais e organizacionais”.
Já vimos em artigos mais antigos quais são as implicações de entender o marketing como um processo e o que significam as palavras planejamento e execução. No último artigo, discutimos o significado daquela expressão enigmática chamada “conceito”, explorando suas vinculações com o conceito de produto. Neste artigo, vamos explorar a palavra seguinte da definição: o preço.
A inclusão da palavra “preço” na definição de marketing implica que uma de suas funções precípuas é promover transações que envolvam trocas de valores. Em termos simples:
Uma pessoa, o “vendedor”, oferece um “produto” a palavra no último artigo, capaz de satisfazer a uma necessidade de outra pessoa, a quem chamaremos de “comprador”. Em troca desse “produto”, o vendedor exige que o comprador entregue algo de valor. Quando o vendedor e o comprador entram em um acordo e realizam a troca, dizemos que a transação foi bem sucedida.
Pois bem, o que chamamos “preço” é justamente esse valor entregue pelo comprador ao vendedor em troca do produto. Embora o “preço” seja normalmente cobrado em dinheiro, é um erro julgar que o valor monetário seja o único componente do preço.
DESENVOLVIMENTO
Relação de consumo pode ser conceituada de forma mais técnica como sendo o liame jurídico existente entre um fornecedor e o consumidor, na qual este último busca satisfazer uma necessidade sua, como destinatário final, através da aquisição de bens ou serviços oferecidos por aquele primeiro sujeito por meio de sua atividade empresarial. Por meio deste conceito, nota-se, portanto, que a relação de consumo é composta por dois elementos principais, quais sejam, o subjetivo e o objetivo. Tais componentes, para melhor entendimento, são aqueles que representam os sujeitos envolvidos na relação de