marketing
Existem diversas finalidades de pesquisa de mercado e não apenas para aceitação de um produto. Elas podem ser feitas para saber se o nome de uma marca é boa, se as mudanças em um nome de uma loja vai modificar sua aceitação no mercado, se existe clientes para um novo serviço, se a concorrência será devastadora para um novo produto, entre outras.
Uma pesquisa de mercado não é exata e precisa, uma vez que grandes mudanças tecnológicas e na economia podem existir e variar os gostos, variando também o poder de compra do consumidor. Contudo, ela consegue dar uma estimativa de, ao menos cinco anos, como será a aceitação no mercado.
Como fazer uma pesquisa de mercado de produto
Existem diversas formas de fazer tal pesquisa de mercado e uma delas pode ser contratando uma empresa. Por um custo de projeto, o empreendimento irá por meio de prestação de serviços elaborar um projeto de quais perguntas seriam importantes para se questionar ao seu consumidor por sexo, faixa de idade, poder aquisitivo e outros itens que vão variar pelo produto ou serviço.
Você, como empresário, também pode fazer tal pesquisa de mercado sozinho, mas deve ser criterioso. Esta pesquisa de mercado pode ser feita online, por meio de formulários enviados por e-mail, ou ainda, pessoalmente, com passantes. O ideal é que se foque em um grupo de pessoas que será chamado de amostragem.
Os dados coletados em uma pesquisa de mercado irão te ajudar a dar maior foco ao projeto ou desistir dele, caso não haja interesse do público na compra ou prestação de serviços proposto na pesquisa. Pode parecer, em um primeiro momento, caro e desnecessário, mas poderá economizar uma boa