Marketing
A capacidade das organizações de inovar está associada diretamente aos desejos de seus clientes, e ao encontrar o equilíbrio nas ações há uma oportunidade muito maior de se obter o êxito.
Nem todos os clientes de um mercado definido têm as mesmas necessidades. Posicionamento é fácil. Segmentação de mercado é difícil. A Empresa deve selecionar um segmento e atende-lo.
Uma vez que a empresa tenha definido seu mercado-alvo, é preciso posicionar o produto nesse mercado. Posicionamento de produto significa conseguir que um produto ocupe um lugar claro, distinto e desejável, em relação aos produtos concorrentes na mente dos consumidores-alvo. Para Kotler (1998), posicionamento é o ato de desenvolver a oferta e a imagem da empresa, de maneira que ocupem uma posição competitiva distinta e significativa nas mentes dos consumidores-alvo. A estratégia de posicionamento do produto é fundamental para desenvolver o composto de marketing adequado.
Todas as organizações devem procurar evitar concorrer com um produto ou serviço não diferenciado em um mercado muito amplo.
Pressupõe que se identifiquem possíveis vantagens competitivas sobre as quais se construir a posição - a diferenciação - que pode ser obtida no produto físico (atributos, desempenho, design, estilo, etc...), nos serviços agregados, no atendimento ao cliente, ou mesmo uma marca ou imagem da empresa.
A pesquisa de Mercado é uma excelente fonte para definir o melhor posicionamento de seu produto, que será tão mais eficiente quanto maior for a aceitação pelo seu público-alvo
A principal vantagem competitiva de uma empresa é a criação de valor para o consumidor, seja qual for essa vantagem. O posicionamento começa com a diferenciação da oferta entregue aos consumidores. Diferenciar um produto significa torná-lo único, com características próprias, que o tornem diferente dos produtos da concorrência.
É importante identificar as diferenças que sejam