Marketing
Ao longo das últimas décadas, tivemos uma evolução impressionante no Marketing, o que exige de todos nós profissionais de Vendas e Marketing uma aguçada percepção das mudanças que podem significar o sucesso ou o fracasso de nossas empresas e negócios. Neste cenário, três fases ou “Eras” distintas caracterizam a evolução dos conceitos de Marketing moderno:
Era do Marketing 1.0: caracterizada acima de tudo pelo marketing centrado no produto, esta Era tem em Henry Ford o seu grande destaque quando da criação do Ford T que era amparada por uma estratégia à época tão brilhantemente conduzida e defendida por Ford, onde ele dizia que “O carro pode ser de qualquer cor, desde que seja preto“.
Era do Marketing 2.0: caracterizada principalmente pela orientação ao cliente. O foco aqui é na retenção e satisfação dos consumidores, onde o conceito de diferenciação ganhou grande destaque e foi fortemente impulsionado pela tecnologia da informação. Com uma orientação mais voltada ao relacionamento, o Marketing 2.0 tem por objetivo fazer o cliente voltar e comprar mais.
Era do Marketing 3.0: o que vivenciamos e experimentamos hoje (lembrando sempre dos aspectos ligados ao crescente desejo de todos os consumidores de vivenciarem “experiências” realmente espetaculares) é o surgimento do Marketing 3.0, que representa uma nova Era voltada aos valores. Não basta e não se pode mais tratar as pessoas apenas como “consumidoras” dos produtos e serviços que produzimos e fornecemos. É fundamental que tratemos as pessoas (como elas verdadeiramente o são) como seres humanos plenos: com mente, coração e espírito.
O que é certo, em tempos de vendas mais “holísticas” e clientes super exigentes, é buscar além de satisfazer as necessidades, desejos e sonhos de cada mercado consumidor, de cada público-alvo específico e de cada um dos seus consumidores, satisfazer também os anseios emocionais e espirituais de clientes que