Marketing
PENETRAÇÃO DE MERCADO
A estratégia de penetração no mercado consiste basicamente na fixação de um preço reduzido, inicial no sentido de tornar possível uma rápida e profunda aceitação do produto em causa no mercado correspondente. Assim sendo, os objetivos normalmente subjacentes a esta estratégia são os seguintes: * atingir uma elevada participação do mercado face ao produto; * contribuir para o alargamento do próprio mercado tornando o produto atrativo em termos de preço; * limitar ou evitar a entrada de novos concorrentes; * maximizar o volume de produção e nesse contexto obter economias de custos, designadamente através do fenômeno de economias de escala; * maximizar os resultados e a quota de mercado numa ótica de médio/longo prazo.
Estratégias de penetração de mercado:
* Preço Promocional: tem por finalidade oferecer preços diferenciados para os clientes por tempo determinado. * Degustação: a degustação do produto ou serviço é uma excelente forma de trazer o cliente para dentro da loja. É uma estratégia muito válida principalmente para novos produtos ou serviços na qual possa ter dúvidas em relação à qualidade do serviço prestado pela empresa. * Diferenciação: seu objetivo é criar um diferencial com objetivo de criar valor frente ao cliente final. * Licitações: apesar de serem muito disputadas às licitações garantem uma demanda de produto ou serviço fixo e constante por tempo determinado. * Parcerias (colaboração e cooperação): por meio de parcerias de colaboração e cooperação as empresas podem elevar de maneira significativa a vantagem competitiva das empresas envolvidas.
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
As estratégias para o desenvolvimento de novos produtos podem ser de quatro tipos: * Estratégias ofensivas: adotadas por empresas que querem manter a liderança no mercado, estando sempre à frente dos concorrentes. É necessário investimento em pesquisa e desenvolvimento. * Estratégias