Marketing
Logo, o marketing pode ser compreendido como a transação, o processo de troca que se dá entre clientes e fornecedores (este último também conhecido como organização ou ainda, marca).
Atualmente o marketing tem sido impulsionado por muitas transformações, provocadas mormente pelas mudanças tecnológicas. Hoje é possível efetuar transações em um ambiente virtual, em que os consumidores não interagem frente a frente com um vendedor.
Desse modo, as relações entre consumidor e marca e entre consumidor e vendedor acabam por enfraquecer-se. Assim, o marketing de relacionamento surgiu como uma solução para que as organizações pudessem novamente estreitar as relações com seus consumidores, mostrando-lhes que estão orientadas para a plena satisfação de suas necessidades. Nesse momento, encerra-se a era da orientação do marketing para o produto ou para o serviço e inicia-se a era da orientação do marketing para o cliente.
Desde meados da década de 80, a teoria do marketing de relacionamento emergiu como um dos paradigmas dominantes da teoria do marketing e vem ganhando uma importância cada vez maior com o passar do tempo. Segundo GUMMESSON (2002), Marketing de relacionamento é o marketing baseado em interações dentro da rede de relacionamentos. (...) Relacionamentos exigem que pelo menos duas pessoas estejam em contato. O relacionamento fundamental do marketing é aquele entre um cliente e um fornecedor. De acordo com o autor, o marketing de relacionamento busca uma forma de integrar o cliente à organização para criar e manter esta forte relação entre ambos. É, portanto, a valorização das relações, o que se constitui num diferencial frente aos concorrentes dos mais diversos segmentos de mercado, os