marketing
FINANÇAS
O que são finanças?
A arte e a ciência de administrar o dinheiro. Pessoas físicas e jurídicas ganham, gastam e investem dinheiro nas mais diversas áreas do mercado.
Finanças diz respeito ao processo, instituições, mercados e instrumentos envolvidos na transferência de dinheiro entre pessoas, empresas e órgãos governamentais. Finanças ajuda na condução de tomar melhores decisões financeiras pessoais e saber interagir de forma eficaz com administradores, processos e procedimentos financeiros da empresa.
ORGANIZAÇÃO: É uma combinação de esforços individuais que têm por finalidade realizar propósitos coletivos. Em uma organização, há características que lhe diferenciam de outros grupos sociais, tais como: propósito: o motivo pelo qual existe (objetivo maior); divisão do trabalho: cada indivíduo possui um papel específico; coordenação: os “chefes” comandam os “subordinados”.
As empresas, que são um tipo de organização, utilizam diversos tipos de recursos para atingir seu propósito, que é o lucro. De acordo com Chiavenato (1994), existem cinco tipos diferentes de recursos empresariais:
Recursos materiais: Também denominados recursos físicos, correspondem aos prédios, edifícios, máquinas, equipamentos, instalações, matérias-primas etc., enfim todos os meios materiais ou físicos de produção.
Recursos financeiros: São os meios financeiros que permitem financiar as operações de uma organização, como o próprio capital investido, o fluxo de caixa e os recebíveis (cheques pré-datados e duplicatas).
Recursos humanos: Abrangem os indivíduos que trabalham na organização, como os diretores, os gerentes, os supervisores e os funcionários. São os únicos recursos vivos e inteligentes da organização e, portanto, aqueles que operam e dinamizam os demais recursos empresariais;
Recursos mercadológicos: São meios pelos quais a organização entra em contato com o seu ambiente externo, principalmente com a parcela