Marketing
O objetivo principal das empresas é de obter destaque no mercado, para isso utilizam-se de sociedades, ações, investimentos, etc. Visam a expansão, agregando valor à marca. A Alpargatas é um exemplo: possuí mais de 100 anos no mercado e é mundialmente conhecida como empresa do tipo sólida. Nasceu no ano de 1907 e foi fundada pelo escocês Robert Fraser.
A Alpargatas é uma multinacional com um enorme número de acionistas, fornecedores e milhões de clientes que acreditam na sua marca. Aliou-se à Dupé para melhorar o custo benefício para os seus clientes.
A empresa estimula a filantropia. Possuí uma estrutura ampliada de RH, explicitando a importância da responsabilidade social. Também conta com um programa de responsabilidade social chamado de “Carta da sustentabilidade: o desafio de inovação”, que incentiva a transparência e a preocupação com os diversos setores que englobam a sustentabilidade. A Alpargatas procura um novo modelo de gestão que garanta a perenidade dos negócios aliado a um futuro melhor.
A estratégia de marketing abraça conceitos como novidade, tendências e a renovação ano após ano. Utilizam celebridades para repassar confiabilidade e legitimidade ao produto. A empresa visa descobrir o que o cliente deseja para abordá-los de forma eficiente ao apresentarem os produtos através da mídia, para isso conta com um estudo detalhado do perfil dos clientes-alvo da Alpargatas. Um exemplo de estudo/ação de necessidades e desejo do consumidor , foi o fato da Havaianas terem lançado cores e modelos que não fossem apenas monocromáticos, e a estratégia de transformar o chinelo em sandália.
Algumas conclusões que a Alapargatas pôde tirar: A sobrevivência da empresa depende da coletividade, fazer diferente gera maior faturamento, o conhecimento e crença da marca são essenciais, a empresa é feita de pessoas e as relações interpessoais são extremamente importantes e a comunicação é a chave do empreendedorismo.
Referência: