Marketing
Organização e Técnicas Comerciais
Marketing Pessoal
1º Semestre
Estudantes: Ana Paula, Gabriela, Jaqueline, Ricardo e Sissiclei.
MARKETING PESSOAL
Marketing pessoal pode ser considerado um conjunto de estratégias individuais para atrair e desenvolver contatos e relacionamentos interessantes do ponto de vista pessoal e profissional, para dar visibilidade a características, habilidades e competências relevantes perspectivando a aceitação e o reconhecimento por parte de outros (Jesus, S.). Irving Rein refere que o Marketing Pessoal está relacionado com o processo de se evidenciar, explicando o motivo pelo qual algumas pessoas ganham fama, atingindo o topo do sucesso, enquanto outras permanecem obscuras mesmo tendo capacidade para realizar um excelente trabalho. No entanto, políticos, executivos, artistas, entre outros profissionais, procuram todos visibilidade principalmente no início da sua carreira, sendo que em seguida procuram mantê-la.
De acordo com Eliane Doin, uma pessoa que possua talento e competência suficiente para exercer a sua atividade, praticando e aperfeiçoando constantemente o seu Marketing Pessoal, pode chegar ao topo dos seus objectivos profissionais, elevando o seu nível de notoriedade e imagem e obter recompensas por esse facto. No entanto, esta é uma tarefa que exige paciência, disciplina, perseverança, uma elevada auto-estima, determinação e um conjunto de crenças e valores que orientam as atitudes e comportamentos de forma a dar um uso correto das habilidades inatas e das habilidades que podem ser construídas e aperfeiçoadas.
Fundamentos do Marketing Pessoal
O Marketing pessoal tem os seus fundamentos essencialmente nas teorias da psicologia da aprendizagem, nomeadamente do reflexo condicionado de Pavlov, da Teoria do Efeito de Skinner e da Teoria da Forma da Gestalt. Assim, tendo como pano de fundo estas teorias, podemos dizer que todos podem ser condicionados pelos mesmos estímulos