MARKETING
1. INTRODUÇÃO
Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER, 1999), ou seja, é o conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor .
2. PLANO DE MARKETING
O Plano de Marketing é uma ferramenta de gestão que deve ser regularmente utilizada e atualizada, pois permite analisar o mercado, adaptando-se as suas constantes mudanças e identificando tendências. Por meio dele podem-se definir resultados a serem alcançados e formular ações a fim de se tornar competitivo. Conhecendo-se o mercado torna-se possível traçar o perfil do consumidor, tomar decisões em relação a objetivos e metas, ações de divulgação e comunicação, preço, distribuição, localização do ponto de venda, produtos e serviços
A estratégia de marketing permite definir como a empresa atingirá seus objetivos e metas e gerenciará os relacionamentos com o mercado de maneira que obtenha vantagens sobre a concorrência. Ela consiste nas decisões necessárias para determinar a maneira na qual o composto de marketing, isto é, os quatro principais elementos de marketing (produto, preço, praça, promoção) são combinados simultaneamente.
2.1. O Composto de Marketing
Para realizar uma estratégia de marketing é necessário considerar o composto de marketing, formado por quatro elementos essenciais: produto; preço; praça; promoção.
2.1.1.Produto
Considera-se produto como sendo um bem tangível (produto) ou intangível (serviço). Um produto é o bem que é ofertado numa transação comercial e deve dispor de características essenciais às necessidades do consumidor. Para que os produtos possam ser mais atrativos, mais competitivos, muitos deles são ofertados com benefícios extras, como garantia, entrega e instalação gratuita, embalagens