Marketing
TÍTULO DO TCD:
Controle Interno
DISCIPLINA:
Auditoria Contábil
TEMA:
Auditoria Contábil
TÍTULO:
Controle Interno
OBJETIVO:
Pretenderei, através desse estudo, citar a importância da utilização da ferramenta Controle Interno dentro da estrutura Administrativa e Contábil.
JUSTIFICATIVA:
O Controle Interno é fundamental para a Auditoria Contábil, pois auxilia o trabalho de Auditoria Contábil em qualquer empresa. Palavras-chave: Administração; Controle Interno; Contabilidade.
INTRODUÇÃO:
Teoricamente, Controle Interno é uma ação tomada pela administração de determinada empresa, trazendo confiabilidade e precisão aos dados contábeis da mesma. Proporcionando, também, otimização nos processos produtivos/operacionais; como se a empresa estive com “tudo sob controle”.
DESENVOLVIMENTO:
Essa ferramenta, importante no processo de Auditoria Contábil, passa proteção e organização aos dados econômicos e financeiros de uma empresa, conferindo confiabilidade, mensuração com exatidão, fidedignidade, precisão aos dados contábeis, uma vez que diminui a margem de erro, contribuindo para o cumprimento as Leis e Regulamentações prevenindo a empresa/instituição de ter de reparar erros no futuro. Todos os integrantes do nível de uma empresa (estratégico, administrativo e operacional) são responsáveis pelo Controle Interno, tendo de estar sempre atentos e cientes de seu papel no processo, pois assim contribuirão com a política traçada e definida pela administração da empresa. Sendo que, claramente, todos deverão ter plena consciência do objetivo, do seu papel, e sintam parte do processo de controle.
A Instrução Normativa nº 16, de 20/12/1991, do Departamento de Tesouro Nacional, dá o seguinte conceito ao Controle Interno: “Conjunto de atividades, planos, métodos e procedimentos interligados utilizados com vistas a assegurar que o objetivo dos órgãos... sejam alcançados, de forma concreta e confiável, evidenciando eventuais desvios ao longo da gestão,