Marketing
7.4.1 Desempenho das ações de Publicidade
Como pode-se perceber, os segmentos e os mercados reagem de modos diferentes à publicidade e propaganda. E mais, a propaganda é um dos fatores que influenciará diretamente no tamanho do mercado que a empresa possui, na quota do mercado, e também na procura do produto à longo prazo. O investimento em propaganda leva a maior visibilidade do produto mercado consumidor, isso faz com que o efeito sobre as vendas sejam duradouros, portanto as organizações que possuem um plano estratégico de publicidade e propaganda à longo prazo, tendem a se saírem melhor nas vendas.
É evidente que somente o investimento em propaganda não irá fazer com que a empresa obtenha demasiada lucratividade, pois a organização deve possuir estratégias em diversos segmentos, como os canais de distribuição, P&D... E tudo deve funcionar em conjunto.
O montante investido em publicidade deve estar de acordo com o volume de vendas estimado e com a margem de contribuição do produto. Um montante razoável para investimento em publicidade deve estar entre 10-30% da margem de contribuição do produto. Essa seria uma estratégia razoável. Entretanto, se uma organização desejar investir maciçamente, e adotar uma estratégia agressiva de publicidade, essa poderá ter um retorno a longo prazo, entretanto todas as despesas serão contabilizadas no período em que as propagandas foram realizadas, isso poderá deixar a margem de lucro da empresa comprometida, caso não tenha realizado um bom planejamento.
Por todos os motivos já mencionados acima, a empresa “Blue Phone”, no simulador SIMbrand, adotou uma estratégia moderada e contínua de investimento em propaganda. Em todas as rodadas do simulador foram realizados investimento na área, em nenhum momento optou-se por não fazê-la. Pois como impacta diretamente nas vendas do produto, conseqüentemente no tamanho e na quota de mercado que a empresa possui, acreditou ser de suma a importância o contínuo