Marketing
Marketing é uma palavra em inglês que deriva de market (mercado). É utilizada para expressar a ação voltada para o mercado. Sendo assim, entende-se que a empresa que pratica o marketing tem o mercado como razão e foco de suas ações.
O conceito de marketing sofreu grandes evoluções através dos anos, diversos estudiosos da área apresentaram suas definições, podemos ver essa transição vide anexo 1.
Apenas na década de 1950, que surgiu o conceito moderno de marketing, no pós guerra, quando houve um grande avanço tecnológico da industrialização mundial que ocirrou a competição entre as empresas e a disputa pelos mercados trouxe novos desafios. O cliente passou a escolher, selecionandoa alternativa que lhe proporcionasse o melhor custo e benefício. Diante disso, as empresas passaram a adotar práticas como pesquisa e análise de mercado, para adequar os produtos de acordo com a necessidade do cliente. Portanto, o conceito de marketing pode ser entendido como: ‘Afunção empresarial que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing: produto, preço, comunicação e distribuição’. Sua prática contínua, eficaz e competente das funções de marketing, possibilita grandes crescimentos das receitas e dos lucros da empresa, assim como a sua realização no papel de contribuidor social. Segundo Jean-Jacques Lambin, o marketing também pode ser entendido como um processo social:
‘ processo social voltado para satisfazer as necessidades e os desejos de pessoas e organizações, por meio da criação da troca livre e competitiva de produtos e serviços que geram valor para as partes envolvidas no processo.’
Porém segundo Philip Kotler e Sidney Levy, o marketing não deveria abranger apenas as empresas que visavam o lucro, mas também as instituições não lucrativas. Foi então, apartir desse momento que o marketing passou a ser dividido em