Marketing
IBES-Mercadologia
Camilla Silva
2° Semestre
Fundada em 1939, a Schincariol possui um dos maiores e mais modernos parques de produção de bebidas da América do Sul e está entre as 15 maiores no mundo.
No início do século XX o filho de imigrantes italianos Primo Schincariol decidiu instalar, nos fundos de sua casa em Itu, interior do Estado de São Paulo, uma pequena fábrica de bebidas. Lá, começou a produzir licor de cacau, conhaque, groselha, vinho quinado, anisete (licor de anis) e o refrigerante Itubaína, cujo nome surgiu em homenagem à cidade.
Fabricado no sabor Tutti-Frutti, o refrigerante logo se transformaria em um sucesso de vendas. Para distribuir o que fabricava, Primo colocava as caixas em carroças e as levava até os comerciantes locais. Assim, da pequena fábrica artesanal, surgiu a Schincariol.
Para chegar até aqui, percorreu uma trajetória repleta de desafios e conquistas. Já sob o comando dos filhos de seu fundador, José Nelson e Gilberto Schincariol, no final dos anos 50, a fábrica investiu na compra de máquinas e equipamentos e, em 1966, foi transferida para o local onde hoje é a sede da empresa.
Em 1989, foi realizado o sonho de Primo Schincariol: o início da produção de cerveja. O lançamento da cerveja Pilsen Schincariol abriu portas para o desenvolvimento de novos produtos, como a cerveja Nova Schin, as linhas de refrigerantes, águas, bebidas mistas (Skinka) e néctares (Fruthos). Além disso, impulsionou grandes investimentos com as aquisições de unidades fabris e marcas, como Cintra, Devassa Bem Loura e a Schin NO GRAU, e para o ingresso no segmento de cervejas Premium, com a Baden Baden, a Devassa e a Eisenbahn.
Hoje, com 13 unidades fabris instaladas em 11 estados brasileiros, suas marcas são distribuídas por 11 centros de distribuição próprios (DPs), aproximadamente 195 revendas credenciadas e diversas unidades de negócios (Unegs). Todos estão localizados estrategicamente e são