Marketing
O segmento de turismo está cada vez mais otimista. É o que mostrou uma pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo. Os dados revelam que as 80 maiores empresas do setor de turismo no Brasil faturaram R$ 57,6 bilhões e empregaram 115 mil pessoas nos 27 Estados brasileiros em 2012. O setor cresceu 13,1% em 2012 em comparação ao ano anterior.
Em sua nona edição, a Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo é uma radiografia do setor traçada pelos próprios empresários. O levantamento indica significativa melhoria na evolução de preços na comparação entre o realizado em 2012 e as expectativas para 2013. No último ano, os preços do setor registraram alta de 9,6% e a expectativa apurada para 2013 indica uma elevação de preços de 3,8%, abaixo inclusive da estimativa para a inflação oficial, de cerca de 6%.
Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo
Resultados consolidados de 2012/2011
Perspectivas 2013/2012
Os empresários de todos os segmentos turísticos são praticamente unânimes quanto à perspectiva de significativa ampliação dos negócios em 2013 (saldo de 93% em comparação a 2012), acompanhando os prognósticos de retomada da economia brasileira.
Motivos das expectativas otimistas em relação à expansão dos negócios:
Retomada do crescimento da economia brasileira;
Estabilidade econômica;
Imagem política do Brasil no exterior;
Alta exposição do País na mídia internacional devido aos grandes eventos;
Aumento da demanda por viagens na nova classe média;
Incentivos do governo para construção de novos hotéis;
Expansão de eventos para cidades de médio e pequeno portes;
Aumento da demanda de passageiros e da taxa de ocupação de aeronaves.
Comportamento do Setor nos últimos 10 anos