Marketing
Dentro do primeiro capítulo do livro, “Falando em leitura...”, a autora esclarece que leitura não está apenas relacionado a palavras, mas também a imagens, sons, gestos, situações. Também neste capítulo ela faz algumas diferenças entre a leitura considerada superficial com a aprofundada, como no trecho:
Com frequência nos contentamos (...) em ler superficialmente (...). Não acrescentamos ao ato de ler algo mais de nós além do gesto mecânico de decifrar sinais. Reagimos assim ao que não nos interessa no momento. Sentimo-nos isolados do processo de comunicação que essas mensagens instauram – desligados. Se o texto é todo visual, ficamos cegos a ele (...). Se é sonoro, surdos. Quer dizer: não o lemos, não o compreendemos, impossível dar-lhe sentido porque ele diz muito pouco ou nada para nós. (pp. 9-10)
Já no segundo capítulo, “Como e quando começamos a ler”, a autora retrata o nosso contato inicial com a leitura em geral, como quando nascemos e temos contato com um berço ou com o aconchego do peito materno. Maria Helena descreve como esse processo evolui e quais