marketing
As tendências do mercado são claras. Por um lado, as empresas enfrentam concorrência crescente através de movimentos como globalização, desregulação dos mercados, novos concorrentes, inovações constantes.
Por outro lado, seus clientes/consumidores apresentam-se com exigências crescentes. Eles exigem flexibilidade, qualidade, atendimento. Ao mesmo tempo em que os consumidores mostram-se cada vez menos leais a marcas, várias pesquisas sugerem que eles gostariam de manter seus fornecedores preferidos, desde que eles ofereçam produtos e serviços compatíveis.
Hoje a meta não é conseguir uma pequena parcela da preferência de muitos clientes – é conquistar preferência total dos clientes
Antes de enfrentar seu cliente você precisa conhecer-se melhor.
Trate de algumas questões básicas de sua empresa:
Entenda realmente qual é seu produto. Na atualidade, regra geral, não se vende somente produto. Ele deve ir acompanhado por um pacote que inclui serviços, conceito, etc. Pesquise assim o que realmente você está vendendo e o que seus clientes realmente estão comprando. E até que ponto as duas coisas coincidem?
Deixe bem claro quem são seus clientes. Esta nem sempre é uma tarefa fácil e, com frequência, leva a estratégias erradas.
Depois chegue a um consenso do que significa "Qualidade", o que significa um "Bom Atendimento" e o que é necessário se ter para poder realizar um "Bom Atendimento"?
As empresas competitivas de hoje não querem somente conquistar clientes, querem ser suas ‘donas’ pelo resto da vida. (Kotler & Armstrong, 2003)
CLIENTES
Um bom roteiro é o modelo de 6 Etapas para a lealdade do cliente. Modelo de 6 Etapas para levar à Lealdade do Cliente
Etapa 1 - Pesquisa de necessidades do Cliente
Defina o que é um cliente leal.
Avalie quão importante lealdade é para seu negócio.
Etapa 2 - Análise dos Perfis dos clientes
Identifique quais são os clientes que geram resultado