marketing
ÉTICA E LEGISLAÇÃO
ANALISANDO UM DILEMA ÉTICO
O CONFLITO ENTRE UMA MÃE BIOLÓGICA E UMA FAMÍLIA ADOTIVA
SÃO PAULO, 12 DE ABRIL DE 2013.
ÉTICA E LEGISLAÇÃO
ANALISANDO UM DILEMA ÉTICO
1. FATO
Uma mulher adquire uma gravidez indesejada e leva a gestação até o fim. Dá a luz à criança e, no entanto, abandona-a, deixando o menor recém-nascido em situação de risco, alegando não possuir condições socioeconômicas para criá-la e abalada por fatores psicológicos. A criança é resgatada e acolhida por uma família com plenas condições de prover sua criação e desenvolvimento. Pouco menos de dois anos depois, a criança já está totalmente adaptada a sua nova família e sua mãe biológica, recuperada dos traumas pós-parto e com condições econômicas favoráveis, resolve entrar em contato com a família adotiva e requisitar a guarda da criança.
2. O CONFLITO
Na situação descrita, encontramos um dilema ético na medida em que analisamos que as duas soluções possíveis para o problema estão “certas”. Isso por que, teoricamente, o bem estar da criança envolvida será garantido tanto se permanecer com sua família adotiva, quanto se for devolvida à sua mãe biológica.
3. ANÁLISE DOS VALORES E DEVERES
VALORES
DEVERES
- Valores e harmonia familiar
- Relações de afeto envolvidas
- Bem estar da criança e geral
- Proteger a criança, garantir seu sustento e desenvolvimento
- Respeitar o direito da família adotiva que cuidou da criança
- Respeitar o direito da mãe biológica que gerou a criança
4. AS LEIS E REGRAS EM JOGO
O conflito em questão, em que uma mãe biológica quer reaver o filho à que deu a luz, e uma família adotiva que não quer entregar o filho ao qual já se apegaram, envolve muitos valores sociais e morais, ao mesmo tempo em que envolve questões legais e jurídicas.
Ambos os lados envolvidos tem a intenção de preservar os valores familiares e acolher a