Marketing
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – FACISA
MBA EM GESTÃO DE PESSOAS
CRISE ENERGÉTICA
ADRIANA GRIGOL ARLETE COMUNELLO ELAINE CRISTINA SARETTO REZA JANE ZABOT JUCIMARA MARQUES RENAN LORENZATTO
Xaxim (SC), Junho/201
1 CRISE ENERGETICA
Crise energetica é um dos assuntos que veem sendo discutidos nestes ultimos anos; a energia eletrica é necessaria para nossa atividades diarias.Em nosso planeta encontramos diversos tipos de fontes de energia. Elas podem ser renováveis ou não-renováveis.
O número de apagões vem crescendo ano a ano no Brasil. Somente nos últimos dois anos, o número de falhas graves no sistema cresceu 90%. Em 2008, foram registrados 48 desligamentos da rede elétrica superiores a 100MW. Em 2009, o número de desligamentos deste nível subiu para 77 e em 2010 registraram-se 91 ocorrências.
O ano de 2011, vivenciamos um blecaute de enormes proporções atingindo a região nordeste. Foi o maior desde o apagão ocorrido no final de 2009, que deixou 18 estados sem energia elétrica por longas horas. Diante destes fatos, é preciso esclarecer os motivos de nos últimos anos estas falhas no sistema de energia elétrica ocorrerem com maior intensidade e em um intervalo de tempo cada vez menor.
A crise brasileira no setor começou no governo direitista de Fernando Henrique Cardoso com a privatização de parte importante do setor. Desta época até hoje, a tarifa elétrica subiu de maneira assustadora e o fornecimento caiu muito de qualidade, para dizer o mínimo. Em