Marketing
Empresas e marcas líderes costumam privilegiar esta área, aproveitando-se da boa imagem de atletas ou equipes esportivas junto à opinião pública, gerando resultados extremamente positivos para suas imagens.No exterior, o marketing esportivo surgiu a partir das restrições à publicidade do cigarro e da bebida impostas pelos Estados Unidos e parte dos países da Europa. A iniciativa de patrocínio do futebol partiu da Stock, fábrica de bebidas, que resolveu divulgar sua marca nos estádios italianos.As etapas do marketing esportivo
O processo do marketing esportivo baseia-se em cinco principais aspectos:
1º - Análise da situação: essa etapa inclui conhecimento dos recursos (equipamentos) disponíveis e o conjunto de problemas que precisam ser resolvidos por meio das ações que se pretende implementar.
2º - Planejamento: segundo passo agora é a criação de objetivos, numa linguagem clara e resumida. Essa etapa compreende a definição das metas por escrito, especificação de resultados, apresentação de cronograma de consecução de metas e realismo em relação aos recursos disponíveis.
3º - Viabilização do projeto: execução das ações.
4º - Controle: evitar desvios de metas através de acompanhamento sistemático da evolução dos trabalhos, para não ocorrerem prejuízos no objetivo final do planejamento traçado.
5º - Análise do retorno: pesquisas para saber se a estratégia está surtindo ou não os resultados esperados.
A importância da pesquisa
A pesquisa é a base do desenvolvimento das estratégias de marketing, pois traz conhecimento do mercado. Os clubes precisam traçar o perfil do seu torcedor, o que faz, como vive, o que