Marketing
1º DECADA 1970 MARKERTING NATURA
A Natura surgiu no ano de 1969 e desde sua fundação, a Natura mantém a filosofia de ofertar produtos customizados que incorporam princípios de tratamento terapêutico na produção de cosméticos e de personalização (filosofia essa que já direcionava a empresa para adoção do sistema de venda direta que é uma ferramenta de marketing). Venda direta “é um sistema de comercialização de bens de consumo e serviços diferenciados, baseados no contato pessoal entre vendedor e comprador, fora de um estabelecimento comercial fixo”. No início dos anos 70, Luiz Seabra ministrava cursos com aulas práticas sobre estética e produtos Natura no SENAC-SP – Serviço Nacional do Comércio. Conduzia, ainda, reuniões e palestras em clubes, institutos e clínicas especializadas.
Surge a primeira logomarca Natura. Na cor verde, o desenho sugere a imagem de uma flor – as pétalas são formadas por letras “n”, de Natura. A escolha é motivada pela crença da empresa de que a flor é a mais pura representação de uma vida que está nascendo e da beleza como um todo
Apesar do sucesso da experiência da loja da Oscar Freire, o volume de vendas não era suficiente para garantir a sobrevivência da indústria. Para ampliar a divulgação dos produtos, procurou-se uma forma de reproduzir a experiência das consultas por meio das esteticistas.
Em 1976 veiculado o primeiro anúncio publicitário, em julho, na Revista Claudia, da Editora Abril. Ele abordava a importância da cosmetologia terapêutica e da consultoria de beleza em comparação à compra convencional.
1977 - Natura atinge a marca de 40 produtos em linha e surgiu o primeiro catálogo Natura.
Em 1978 à Pró-Estética, em crescimento constante, transferiu-se para a av. Brasil, 470, em São Paulo, onde foram investidos recursos na decoração do imóvel para que ele se adequasse à linguagem de beleza que a empresa estava difundindo.
Para a Natura, a venda direta permitiu a expansão