Marketing
Marketing não é apenas vender e fazer propaganda, mas sim todo um processo de preparar a empresa para que esta esteja apta a aproveitar as melhores oportunidades que surgirem.
Cada empresa deve ser capaz de identificar novas oportunidades e ameaças de mercado, através da análise cuidadosa dos consumidores e do ambiente. Para sobreviver, uma empresa precisa buscar, continuamente, novas formas de oferecer valor aos seus clientes. As ameaças podem ser de diversos tipos, como concorrência, alteração da legislação, entrada de produtos importados e novas tecnologias.
Nem todas as oportunidades são adequadas para uma dada empresa. Oportunidades somente são promissoras se a empresa é capaz de explorá-las. Portanto, a análise de oportunidade envolve a avaliação da empresa que possui as capacidades, competências, recursos específicos e objetivos que permitam explorar ao máximo o potencial da oportunidade. Para implantar um Plano de Marketing primeiramente deve ser feita uma Análise Ambiental. Importando os conceitos e ferramentas do Planejamento Estratégico, esta fase tem como objetivo conhecer o ambiente onde se encontra a organização, mapeando as ameaças e oportunidades que podem ser vislumbradas no mercado e os pontos fortes e fracos da empresa diante das realidades detectadas. O trabalho do gerente de marketing é implementar programas de marketing eficientes que proporcionem vantagens competitivas para a empresa em seus mercados-alvo. Isto envolve Análise, Planejamento, Implementação e Controle. Análise e planejamento envolvem a análise dos mercados e ambiente em que a empresa está envolvida com o objetivo de identificar oportunidades. Em seguida é decidido quais estratégias e táticas serão adotadas para atingir os objetivos. Elaborar estratégias é geralmente mais fácil que colocá-las em prática. A implementação requer que todos os profissionais dos diversos níveis da empresa estejam envolvidos para trabalhar de forma