Marketing
Evolução histórica do Marketing (pesquisa, planejamento)
Em termos de Brasil, entre as décadas de 50 e 60 a ideia de Marketing estava associada a vendas. (Havia pequena concorrência, por isso, não havia necessidade de conhecimento de Marketing, nem de desenvolvimento do produto.)
Entre as décadas de 60 e 70, o Marketing começa a ter uma evolução estrutural, começando a levar em conta outros aspectos que não somente vendas. Vale ressaltar que a concorrência empresarial ainda é desprezível. (Era Industrial, pequena escala)
No período de 70 e 80, a competição entre as empresas ainda não é relevante. O Marketing evolui, pois a modernização dos procedimentos empresariais faz-se presente. Ex: os produtos não tinham validade. (passam a ter validade, o que trouxe um diferencial para os produtos)
Dai pra frente, com as variações da economia brasileira, com seus altos e baixos, o Marketing começa a crescer, pois o empresário perceberá, que a pesquisa, o planejamento e as estratégias serão fundamentais para a manutenção de sua empresa. (Década de 90, para melhorar as vendas)
Com a estabilidade econômica do país, o Marketing assume um papel relevante nas relações comerciais, pois a concorrência entre mercados, a luta pra manter um produto de boa qualidade e com preço acessível, tornar-se á decisiva para o sucesso das empresas. O Marketing encontra-se presente em vários setores da vida. Podemos, por exemplo, falar do Marketing pessoal.
O Marketing pessoal preocupa-se com a postura individual, a qual projetará para a sociedade o que se quer demonstrar através de atitudes de ordem estritamente pessoal. A pontualidade, a disciplina, e a boa educação são exemplos do tema aqui abordados. Vejamos:
Para ser pontual é importante o uso de agenda, pois os compromissos devem ser listados dentro dos devidos horários. Isto é importante, pois sem agenda, o indivíduo, tentando memorizar seus compromissos na cabeça não terá êxito em tal empreitada.
A boa educação, segundo