Marketing
A logística vem sendo realçada como elemento chave das empresas que buscam um eficiente gerenciamento da cadeia de suprimentos. O trabalho conjunto entre logística, marketing e produção pode garantir com maior eficácia que se cumpram as exigências atuais do mercado consumidor.
A logística é um assunto de grande relevância no setor empresarial, pois, se bem aplicada, possibilita o aumento do nível de serviço ao cliente e a redução de custos. Para Christopher (1999) e Bowersox (2001), a relação entre o marketing e a produção está evidenciada na própria missão de logística através de seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos a baixo custo, e através da melhoria das operações relevantes de produção e marketing.
A logística é constituída não apenas de grande número de atividades em uma organização, mas também necessita que estas sejam tratadas de forma sistêmica para que se possam extrair ao máximo os ganhos dela provenientes. O desafio é equilibrar as expectativas de serviços e os gastos de modo a alcançar os objetivos do negócio.
Cinco passos da estratégia logística:
1. Definição da arena competitiva
2. Entendimento das dimensões do serviço
3. Identificação dos principais atributos do serviço
4. Segmentação do mercado
5. Avaliação de desempenho
Marketing
Para entender o papel do marketing nos canais de distribuição, precisamos entender o que realmente é o marketing e como é sua aplicação e funcionamento.
Marketing pode ser entendido como uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem criação, comunicação e entrega do produto ao cliente, bem como a gestão de relacionamento com eles, de modo a beneficiar a organização e seus clientes.
Em qualquer negócio que deseja crescer sempre precisará do apoio do marketing. Sempre que houver necessidade de vender algo, podendo ser bens de consumo, serviços, organizações, propriedades, considerando isso