marketing
“Negociação é o processo de tomar decisões conjuntas quando as partes envolvidas têm preferências diferentes.”
(Schermerhorn, 1999)
“Negociação é um processo de tomada de decisão entre partes interdependentes que não compartilham preferências idênticas. É pela negociação que as partes decidem o que cada um deve dar e tomar em seus relacionamentos.”
(Neale; Chiavenato, 2004)
Já pensou quantas vezes ao dia é forçado a negociar? É uma situação quase permanente, uma parte integral de qualquer relacionamento. A negociação não é feita apenas no local de trabalho, mas na política, em casa, nas lojas, nos parques de estacionamento, nas reuniões de condóminos, no ginásio, com todo o tipo de pessoa, desde a entidade patronal ao polícia, do juiz ao nosso marido ou companheiro, amigos, filhos, pais.
A vida é uma negociação. Todos nós somos forçados a negociar constantemente. Sendo assim até é surpreendente que não seja uma matéria ensinado desde a pré-primária.
Uma negociação é uma troca entre duas ou mais pessoas que desejam atingir objectivos que satisfaçam certos interesses. Isto é importante, portanto vou repetir. O objectivo de uma negociação é satisfazer interesses e não chegar a um acordo.
Muita tinta já correu sobre este tema. A arte de persuasão é tão antiga como a humanidade. Os Gregos adotaram a tríplice: Ethos, Pathos e Logos. Primeiro crie confiança, a seguir transmita emoção e por último transmita lógica. A confiança, a emoção e a lógica são um bom caminho para desvendar os segredos de uma boa negociação. A próxima vez que se encontre numa situação difícil, lembre-se de algumas destas técnicas de negociação
Negociação é o processo de buscar aceitação de ideias, propositos ou interesse visando o melhor resultado possivel, de tal modo que as partes terminem a negociação conscientes que foram ouvidas, tiveram oportunidades de apresentar toda a argumentalção e que o produto final seja maior do que as somas da