Marketing
A nova forma de gestão das grandes empresas vem sendo pautada na relação ética e transparente de interagir com todos os públicos, por meio do estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável das comunidades onde estão inseridas, propondo a preservação dos recursos ambientais e promovendo a redução das desigualdades sociais.
Isto porque o cenário atual alerta para a necessidade de que todas as esferas da sociedade repensem os rumos da exploração e do consumo sustentáveis, em prol das futuras gerações, diante de um cenário iminente de crise ambiental.
Neste contexto, o marketing é chamado a assumir um papel importante na tentativa de reverter crenças, idéias e comportamentos arraigados na sociedade atual, por meio de ações de marketing socioambiental.
Tais ações não só cooperam para o retrocesso dos problemas advindos do comportamento e atuação insustentável, como permitem às empresas que as implementam, se beneficiar desta iniciativa, criando uma imagem corporativa mais engajada e responsável, que vá além da divulgação institucional tradicional.
O fato é que a situação global convoca todos a agir. De empresas a governos, de instituições não governamentais a cada cidadão. E apesar de iminente, este novo paradigma abre novas oportunidades para que as empresas incrementem suas estratégias institucionais e solidifiquem junto à sociedade, o caráter responsável de sua atuação, construindo uma imagem atuante diante dos problemas existentes.
Considerando esta nova realidade, este artigo pretende discutir o uso das estratégias de marketing socioambiental pelas principais empresas que atuam em Barão de Cocais, analisando a sua aplicabilidade ao município como forma de criar uma imagem positiva, que minimize os impactos causados por suas atividades.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Marketing
2.1.1 Conceitos Centrais de Marketing
O marketing é, atualmente, segundo Dias (2007), o resultado de um longo período de estudos e