Marketing
Sérgio Ricardo Vieira Simonetti
Sempre atuando no comando das áreas de Vendas, Marketing e Trade Marketing, realizou estudos e implantou projetos de vendas, distribuição e trade marketing em países como USA, UK, França, México e Argentina. Hoje se dedica a suas empresas de: Consultoria e Inteligência Competitiva (www.animainteligencia.com.br); Pesquisas (Práxis Pesquisas e Projetos). Sendo também: Consultor da Fundação Getulio Vargas – FGV; Representante e Diretor de Projetos para América Latina, da Glendinning Management Consultant, do grupo WPP (www.glendinning.biz). 1- O que é Trade Marketing ?
R: Existem várias definições técnicas e complexas para essa “caixa de ferramentas” , mas nosso objetivo é sempre o de simplificar e assim podemos dizer que o Trade Marketing, nada mais é do que o conjunto de ferramentas ou esforços de comunicação que empregamos em um Ponto De Vendas ( PDV).
2- Quais as principais semelhanças e diferenças entre Marketing e Trade Marketing ?
R: Marketing são todas ferramentas de comunicação focadas para FORA do Ponto De Vendas; Trade Marketing são as ferramentas, algumas em comum com Marketing, mas focadas para DENTRO do Ponto de Vendas;
O principal ponto que gera essa separação é que o consumidor fora de um Ponto de Vendas raciocina diferente de quando está la dentro. São estímulos diferentes e muitos inesperados que surpreendem o comprador e que constantemente alteram sua pré disposição de compras.
3- Como o autor define as principais características que fazem do Trade Markting uma ferramenta de sucesso no mundo corporativo ?
R: a- É uma das poucas “coisas” novas que surgiu nos últimos anos no mundo de vendas e Marketing é portanto, onde ainda há chance de surpreender. b- É uma forma de elevarmos o nível das negociações, reduzindo o impacto do debate sobre “preço” e “prazo”; c- Demonstra para seu cliente o domínio que possui sobre o Ponto de Vendas, e que