Marketing é tudo
- Envolve muita gente
- A sua veiculação é dispendiosa
-existe planeamento e coordenação
- Dirige-se para muitas pessoas
Objetivo – atrair a atenção do target de maneira eficaz
1-Mecanismos automáticos – processo definido como obsessivo agem sobre a memória despertando um reflexo mental para comprar.
2-mecanismos de racionalização – agem sobre o target de forma mista e tanto utilizam o apelo nacional como o emocional. Fundamental um raciocínio que pode ser demonstrado seguido de um benefício para o consumidor.
3-Mecanismos de sugestão – despertar no público-alvo desejo pelo produto, criado uma atmosférica que corresponda às motivações do consumidor de uma estratégica de persuasão.
Estrutura do anúncio – titulo, subtítulo, texto assinatura
É fundamental conhecer muito bem o produto e o público-alvo Linguagem publicitária – um texto que convence e persuade o alvo a fazer algo
Dialética publicitária – caminho das ideias, mecanismos automáticos, mecanismos de racionalização e mecanismos de sugestão e fazer com que o consumidor adquira o bem ou serviço
Pontos-chave de mensagem- firmeza, convicção, clareza.
Textos formais e informais Formais – mensagem racional,
Informais – descontraídos, levem, emocionais, linguagem mais próxima.
Anúncios mais usuais – titulam (headline), corpo do texto (body copy) e assinatura (signature)
1-Headline – na parte superior dos anúncios com a função de fazer a declaração verbal e para convenientemente o conceito criativo.
2-Bodycopy – é o texto do anúncio para a argumentação de venda racional ou emocional.
Racional é denotativa apresentando as características do produto, vantagens e performance e tentam desenvolver e clarificar o hedline, descrever as características físicas do produto, demonstrar como essas características se podem traduzir em benefícios para o target, apresentar uma justificação para a promessa apresentada.