Marketing I - Kotler
Após feita a análise da situação problema, o grupo focou em responder as perguntas sobre a empresa Tigre, baseando-se em conceitos encontrado nos livros, para assim formular uma resposta fundamentada.
2. Análise das Perguntas Básicas
1. Qual era o problema da empresa?
O maior problema da empresa Tigre era se afastar da comoditização e se diferenciar, ou seja, se tornar sinônimo de sua categoria, mesmo tendo como produto principal, canos que ficam dentro de paredes, longe da visão dos consumidores. A Tigre tem encarado esse desafio desde 1960, buscando inovar tanto na comunicação como no portfólio de produtos.
De forma abrangente, Melo (2012) considera a comunicação como um conjunto complexo de atividades, ações, estratégias, produtos e processos, distribuídos pelas áreas mercadológicas, institucional e interna. Esse composto integra o planejamento estratégico da organização e, como tal, gera valor quer pela diferenciação, via comunicação de marketing, dos produtos e serviços, quer pelo modo como a empresa demonstra compromisso com os diversos públicos, pela comunicação interna da empresa ajudando no crescimento dela com o publico e entre as áreas. Já o portfólio de produtos é considerado por Kotler (2003), um conjunto de negócios e produtos orientados pela missão e objetivos, que constituem a empresa. Ele ainda afirma que o melhor portfólio de negócios é aquele que melhor relacionar os pontos fortes e fracos da empresa com as oportunidades do ambiente, dessa maneira propõe que primeiramente a empresa deve analisar seu portfólio de produtos atuais e analisar quais deles são mais lucrativos, com isso ela passa a investir fortemente nos mais lucrativos e reduzir ou abandonar os que não tem retorno ou esse é pouco significativo.
2. Quais alternativas foram consideradas?
Para “vencer” esse desafio baseado na satisfação e valor do cliente, primeiramente, foi na comunicação que a marca encontrou o suporte necessário para ganhar