Marketing e preço
1º Período/2013 – MKT
1. Explique a frase: “O preço informa ao mercado o posicionamento pretendido pela marca”.
Resposta: O preço além de ser o único que gera receita, tem mais flexibilidade e informa o posicionamento da marca. Quando mais exclusivo o produto mais alto é seu preço e com isso se percebe onde está seu posicionamento. Um produto bem desenhado e comercializado pode determinar um preço superior e obter alto lucro.
2. Qual a diferença entre interferência preço-qualidade e preço de referência?
Resposta: Existem diversas maneiras de se avaliar o preço de determinado produto e entre elas estão:
INTERFERÊNCIA PREÇO-QUALIDADE: Muitos consumidores avaliam os produtos de acordo com o valor que está sendo praticado. A determinação do preço baseado na imagem é eficaz com produtos que apelam para vaidade das pessoas, é o caso de roupas, carros e perfumes. Quando se dispõe informações sobre a verdadeira qualidade do produto o preço torna-se um indicador menos significativo.
PREÇO DE REFERÊNCIA: São adotados quando o consumidor analisa diversas opções de compra. O consumidor pode ter como referência o real valor do produto; o máximo e o mínimo que ele gostaria de pagar; o preço do concorrente; preço com desconto; e quanto ele paga em sua última compra.
3. Exemplifique: “ algumas marcas adotam a escassez para detonar qualidade e justificar preços Premium”. Porque os produtos exclusivos levam à menor sensibilidade do preço?
Resposta: Em geral a maioria dos produtos possuem demandas elásticas em relação ao preço. Isso quer dizer que quando o preço sobe, a demanda tende a cair na mesma proporção. O inverso é igualmente positivo, ou seja, quando o preço cai, a demanda tende a subir. Em alguns casos a elasticidade pode não ocorrer ou mesmo ser suavizada, como ocorre, por exemplo, com bens exclusivos ou de baixo consumo. A relação de produto e qualidade está juntamente associada a elasticidade preço-demanda. A