Marketing e comunicação
R:
É uma orientação para se alcançar objetivos desenvolvendo valor superior para os clientes. Ele é uma extensão da orientação para marketing que se apóia em vários princípios e pressupostos sobre os clientes.
• Princípio do cliente: concentre-se nas atividades de marketing que criam e fornecem valor para o cliente. Os profissionais de marketing devem reconhecer que as trocas são a vida das organizações. Porém, o marketing voltado para o valor centra-se não só nos clientes, mas mais especificamente, nas maneiras de criar valor para eles.
1. Relacionamentos diretos – nesse tipo de relacionamento, os profissionais de marketing conhecem o nome e outras informações dos clientes. Eles podem comunicar-se diretamente com eles por correio, telefone, e-mail, fax ou pessoalmente. Isso é possível quando os produtos ou serviços são comprados com freqüência (lavanderia a seco), têm alto preço unitário (Automóveis) ou alta margem de lucro (jóias). Os relacionamentos diretos permitem que as empresas conheçam e atendam melhor os clientes, criem valores superiores para eles e aumentes os lucros.
2. Relacionamentos indiretos - Nessas relações, produtos e marcas têm significado para os clientes por um período prolongado, mesmo pela vida toda, mas os profissionais de marketing podem não conhecer pelo nome quem são os seus clientes.
Por exemplo, Coca-Cola, Omo, Kibom são marcas que muitos clientes conhecem,confiáveis e têm comprado há anos, mas essas empresas podem não conhecer os compradores individuais pelo nome.
• Princípio do concorrente: ofereça um valor superior aos clientes em relação às opções da concorrência. Uma estratégia possível para aumentar o valor é formar parcerias com os concorrentes e