Marketing Politico
A Importância do Marketing Político
Philip Kotler diz que o marketing é “a atividade humana dirigida à satisfação das necessidades e desejos através de um processo de troca”. Pensando nesta afirmação, o marketing político tem se tornado uma importante ferramenta nos tempos atuais. Candidatos a todos os cargos têm utilizado os jingles no rádio, as músicas em carros de som, as propagandas atraentes na televisão, os flyers e folders criativos e principalmente, as redes sociais, para conseguir conquistar o voto dos eleitores.
É possível ver que, a cada ano que passa, que os candidatos têm se preocupado cada vez mais com sua imagem frente ao público. Muitos podem pensar que tudo o que é falado por eles é obra do improviso, feito a partir de suas intuições, mas estão enganados. Tudo o que é falado durante as campanhas políticas é orientado por pesquisas minuciosas e análises detalhadas do que pensamos e desejamos.
Os políticos precisam ter consciência da necessidade de estudar os eleitores, portanto, o que diferencia um político x de um político y é justamente a equipe que o auxilia. Essa equipe é formada por marqueteiros, jornalistas, assessores entre outros profissionais. Atualmente existem até agências especializadas em marketing político. No rádio, na televisão ou na internet, independente do meio utilizado, o investimento em comunicação é cada vez maior e a exigência dos eleitores também.
A utilização da internet como meio difusor de propagandas políticas é um fenômeno novo, principalmente quanto a utilização de perfis em redes sociais. Foi a partir das eleições de 2010 que essa utilização se tornou mais incisiva. Agora nas eleições municipais de 2012 vemos as redes sociais como importante fomentadora de discussões importantes para a consolidação da democracia. Mas será que a internet sozinha consegue ser determinante para a eleição de um político? Parece