Marketing politico
MAUD GLOWNIA
COMUNICAÇÃO PÚBLICA E MARKETING POLÍTICO
CURITIBA
2010
LORRANA SCARPIONI
MAUD GLOWNIA
COMUNICAÇÃO PÚBLICA E MARKETING POLÍTICO
Trabalho Acadêmico apresentado ao curso de graduação em Comunicação Social – Relações Públicas, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Paraná, como quesito parcial de obtenção de nota.
Orientadora: Profª. Drª. Regiane Regina Ribeiro
CURITIBA
2010
sumário
1.INTRODUÇÃO
2. MARKETING PERMANENTE
3. MARKETING ELEITORAL
4. CASES
5.CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BILIOGRÁFICAS
1. Introdução
A análise do cenário juntamente com o planejamento prévio pode significar o sucesso ou o fracasso de um governo ou candidatura. Além de fazer é necessário mostrar que fez. Criando uma imagem positiva perante a sociedade. De nada adiantam resultados, se eles não são corretamente transmitidos ou se ficam numa gaveta escondidos. O “como passar” a informação, a imagem é fundamental para a aceitação positiva de um governo ou candidato no cenário. A assessoria de um político á fundamental para o andamento da carreira, pois eles é que irão planejar e encaminhar a situação. Uma má escolha pode afetar todo o futuro. Este estudo é uma análise de quais são as ações a serem avaliadas e exemplos de ações que deram certo e outras errado.
2 . MARKETING PERMANENTE
O marketing político no Brasil muitas vezes só é lembrado quando é período de campanha eleitoral. A visão da maioria das pessoas é que o marketing político só existe neste período, o que é uma inverdade. A utilização é feita diariamente por assessores, que buscam resolver questões burocráticas ou não pertinentes a